O Liverpool FC venceu o dérbi de Merseyside contra o Everton FC por 1-0 e deu um grande passo em direção ao campeonato. No entanto, o golo da vitória causou aborrecimento ao treinador visitante David Moyes
No minuto 57 do jogo, Ryan Gravenberch, do Liverpool, passeou pelo meio-campo e jogou uma bola em profundidade para Luis Diaz, que estava em posição de fora de jogo. O defesa do Everton, James Tarkowksi, passou por cima da bola para intercetar o passe, antes de Luis Diaz sair da posição de fora de jogo e, milésimos de segundo depois, colocar a bola na baliza de Diogo Jota
Slot: “De acordo com as regras, foi um golo ”
Após o jogo, as opiniões dividiram-se quanto à legalidade ou não do golo. “Houve um golo em fora de jogo que eles marcaram – e essa foi a diferença no jogo desta noite”, disse o treinador do Everton, Moyes, à Sky. “Penso que o jogador que estava atrás de Tarkowski o obstruiu quando ele tentava afastar a bola […] Não vejo qualquer razão para não ter sido considerado fora de jogo. Nenhuma.”
O seu homólogo Arne Slot, por outro lado, considerou que se tratou de um “golo claro”. “De acordo com as regras, foi um golo, por isso ninguém se pode queixar”. Há “sempre pontos de interrogação, mas o que é bom é que temos regras. As regras dizem que foi um golo claro, pelo menos foi isso que acabaram de mostrar na televisão. “
Também Moyes admite: Tarkowski teve sorte
Ao mesmo tempo, o holandês também admitiu que teria ficado frustrado “se tivesse sofrido o golo, mas aí estou frustrado com a regra e não com a execução da regra, porque a execução da regra pelo árbitro foi perfeita. Mas a regra em si é frustrante porque, na minha opinião, é preciso ajudar sempre a equipa atacante”.
Além disso, as pessoas que fazem as regras “não estão lá por amor ao jogo, estão lá apenas para fazer as regras.”
A decisão de fora de jogo não foi a única decisão polémica. Aos 11 minutos, o mesmo Tarkowski bateu na canela de Alexis Mac Allister, do Liverpool, com a sola do pé, de forma altamente imprudente, e teve sorte por ainda ter sido autorizado a permanecer no relvado na cena que tinha acabado de ser assinalada – para surpresa de muitos, apenas recebeu um cartão amarelo. Pelo menos isso Moyes teve de admitir depois: “No início, achei que foi uma jogada brilhante. Depois de a ter visto novamente, tivemos sorte em não receber o vermelho.”